Objetiva-se que o egresso adquira competências e habilidades para desenvolver práticas pedagógicas voltadas para a promoção de processos de aprendizagem pautados no desenvolvimento humano e nos processos educativos alicerçados no entrelaçamento da teoria e prática.
O Curso de Graduação em Educação Especial foi concebido com intenção de preparar o profissional do magistério para atender as demandas de uma sociedade permeada por tecnologias, considerando a interculturalidade, a diversidade e a inclusão, utilizando-se da criatividade e da inovação, a fim de construir cenários voltadas à democracia, a autonomia e ao desenvolvimento da sociedade na qual está inserido.
Este profissional deve ter familiaridade com os recursos tecnológicos, as metodologias ativas de aprendizagem e estratégias de ensino que promovam o desenvolvimento de competências e habilidades, incluindo produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços de tecnologia assistiva que maximizem sua autonomia, mobilidade pessoal e qualidade de vida.
O curso está estruturado para formar profissionais agentes de mudanças e desenvolvimento, com forte comprometimento com os valores éticos, para atuar de maneira responsável e solidária, comprometido com o desenvolvimento humano, a inovação, a consciência ambiental e o direito à educação da pessoa com deficiência. Assim, a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. E é dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.
Estes objetivos são plenamente possíveis de serem atingidos em função de uma concepção ampla de currículo, envolvendo os estudantes, os docentes/tutores, os pressupostos pedagógicos e filosóficos do curso, das experiências e práticas adotadas, dos programas desenvolvidos, da articulação entre teoria e prática, da infraestrutura, dos recursos disponíveis e da legislação para o desenvolvimento do curso.
| Disciplina | Carga Horária |
|---|---|
| Introdução à Educação a Distância | 20 |
| Políticas Sociais e Ambientais | 20 |
| História da Educação | 40 |
| Fisiologia da Educação | 40 |
| Sociologia da Educação | 40 |
| Direitos Humanos e Diversidades | 40 |
| Sustentabilidade | 40 |
| Prática Pedagógica I | 100 |
| TOTAL | 340 |
| Atividades de Curricularização de Extensão I | 40 |
| Disciplina | Carga Horária |
|---|---|
| Organização Curricular e Inovação | 40 |
| História da Educação | 40 |
| Psicomotricidade | 60 |
| Neurofisiologia | 40 |
| Superdotação e Altas Habilidades | 60 |
| Psicopedagogia | 40 |
| Prática Pedagógica II | 100 |
| TOTAL | 380 |
| Atividades de Curricularização de Extensão II | 38 |
| Disciplina | Carga Horária |
|---|---|
| Tecnologia Assistivas e Acessibilidade | 40 |
| Didática | 60 |
| Práticas Educativas para a Pessoa com Deficiência Visual | 60 |
| Práticas Educativas para a Pessoa com Deficiência Auditiva | 60 |
| Práticas Educativas para a Pessoa com Deficiência Física | 60 |
| Transtornos Globais do Desenvolvimento | 40 |
| Prática Pedagógica III | 100 |
| TOTAL | 420 |
| Atividades de Curricularização de Extensão III | 42 |
| Disciplina | Carga Horária |
|---|---|
| Psicologia da Educação: Desenvolvimento | 40 |
| Psicologia da Educação: Aprendizagem | 40 |
| Metodologias do Ensino na Educação Especial | 40 |
| Dificuldades de Aprendizagem | 40 |
| Orientação Educacional | 40 |
| LIBRAS – Línguas Brasileiras de Sinais | 60 |
| Educação Especial e Inclusão | 60 |
| Prática Pedagógica IV | 100 |
| TOTAL | 420 |
| Atividades de Curricularização de Extensão IV | 42 |
| Disciplina | Carga Horária |
|---|---|
| Cotidiano e Práticas na Educação Especial | 40 |
| Práticas Educativas para a Pessoa com Deficiência Intelectual | 60 |
| Aspectos Legais da Educação Especial | 40 |
| Práticas Educativas para a Pessoa com Deficiência Múltipla | 80 |
| Entretenimento na Educação Inclusiva | 60 |
| Pensamento, Linguagem e Desenvolvimento Humano | 40 |
| Estágio Curricular Supervisionado em Educação Especial I | 100 |
| TOTAL | 420 |
| Atividades de Curricularização de Extensão V | 42 |
| Disciplina | Carga Horária |
|---|---|
| Alfabetização e Letramento | 80 |
| Ensino de Educação Física | 60 |
| Ensino de Língua Portuguesa | 60 |
| Ensino de Matemática | 60 |
| Ensino de Artes | 60 |
| Estágio Curricular Supervisionado em Educação Especial II | 100 |
| TOTAL | 420 |
| Atividades de Curricularização de Extensão VI | 42 |
| Disciplina | Carga Horária |
|---|---|
| Afetividade e Sexualidade na Educação Especial | 60 |
| Ciências da Natureza e Educação Especial | 60 |
| Avaliação Educacional | 40 |
| Atelier Pedagógico e Educação Especial | 60 |
| Eletiva I – Mundo do Trabalho, Parcerias e Redes de Apoio na Inclusão Escolar | 60 |
| Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) | 60 |
| Estágio Curricular Supervisionado em Educação Especial III | 100 |
| TOTAL | 440 |
| Atividades de Curricularização de Extensão VII | 44 |
| Disciplina | Carga Horária |
|---|---|
| Atendimento Educacional Especializado (AEE) | 60 |
| Psicofarmacologia | 60 |
| Eletiva II – Inovação Educacional | 60 |
| Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) | 60 |
| Tópicos Especiais em Educação Especial | 60 |
| Estágio Curricular Supervisionado em Educação Especial IV | 100 |
| TOTAL | 400 |
| Atividades de Curricularização de Extensão VII | 40 |
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