O físico, seja qual for sua área de atuação, deve ser um profissional que, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados em Física, deve ser capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais e deve estar sempre preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico. Em todas as suas atividades a atitude de investigação deve estar sempre presente, embora associada a diferentes formas e objetivos de trabalho.
O Licenciado em Física do UNIFAVENI estará habilitado a lecionar disciplinas da área de Física, na Educação Básica, no Ensino Médio e Ensino Técnico Profissionalizante em instituições públicas ou privadas, para jovens e adultos. Para isso, é essencial possuir formação nos conteúdos de Física e nos conteúdos pedagógicos que permitam atualização, criação e adaptação de metodologias de apropriação do conhecimento científico, desenvolvendo o papel de físico interdisciplinar e físico-educador, conforme preconiza o Parecer nº 1304/2001- CNE/CES. O Professor de Física deve estar atento aos avanços científicos e tecnológicos e à necessidade de constante atualização de sua prática docente como forma de suprir as demandas crescentes da sociedade moderna, além de estar atento às questões ambientais e de caráter étnico e racial.
O Curso de Licenciatura em Física visa a “formação de um educador capacitado a desenvolver, de forma pedagogicamente consistente, o ensino e aprendizagem da Física clássica e contemporânea, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes”. Além disso, o curso de licenciatura em Física do UniFAVENI visa formar profissionais capazes de compreender os fenômenos e os processos mecânicos, ópticos, termodinâmicos e eletromagnéticos sob os pontos de vistas clássico e moderno; sua importância e aplicações na construção de materiais e equipamentos no desenvolvimento industrial e tecnológico e de atuar na educação básica nos processos de ensino e aprendizagem do conhecimento teórico e experimental da física.
Diante o exposto, o objetivo geral do Curso de Licenciatura em Física é formar profissionais com conhecimentos e práticas para atuar na Educação Básica, exercendo a docência no Ensino Médio ou Ensino Médio Profissionalizante, desenvolvendo o papel de Físico-educador, conforme estabelece o Parecer CNE/CES 1304/2001. Além disso, o profissional Licenciado em Física estará habilitado a frequentar Cursos de Pós-Graduação em diversas áreas de pesquisa em Física e Ensino de Física.
Fomentar o engajamento ético-social do estudante do UNIFAVENI, estimulando-o, permanentemente, por meio das atividades extracurriculares de extensão e de pesquisa, com a finalidade de fazê-lo sentir, no campo real, o seu potencial de agente transformador da sociedade;
| DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
| TECNOLOGIA EDUCACIONAL E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EAD | 40 |
| POLÍTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS | 20 |
| HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 40 |
| LEGISLAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL | 60 |
| LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 60 |
| METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 60 |
| PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ESPAÇOS NÃO ESCOLARES | 100 |
| TOTAL | 380 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO I | 38 |
| DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
| DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO | 60 |
| FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
| SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
| TEORIA E PRÁTICA DO CURRÍCULO | 60 |
| POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO | 40 |
| PRÁTICA PEDAGÓGICA II: GESTÃO ESCOLAR | 100 |
| TOTAL | 380 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO II | 38 |
| DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
| PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM | 60 |
| DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE | 40 |
| FÍSICA GERAL | 60 |
| INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA | 60 |
| BIOLOGIA GERAL | 60 |
| PRÁTICA PEDAGÓGICA III: GESTÃO DA APRENDIZAGEM | 100 |
| TOTAL | 380 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO III | 38 |
| DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
| EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 40 |
| METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | 60 |
| QUÍMICA GERAL | 60 |
| FÍSICA GERAL | 60 |
| PRÉ CÁLCULO | 60 |
| GEOMETRIA ANALÍTICA | 60 |
| PRÁTICA PEDAGÓGICA IV: ENSINO DA FÍSICA E PRÁTICAS DE LABORATÓRIO | 100 |
| TOTAL | 440 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO IV | 45 |
| DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
| SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL | 40 |
| METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA | 60 |
| CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I | 60 |
| FÍSICA II | 60 |
| ÁLGEBRA LINEAR | 60 |
| PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 60 |
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I | 100 |
| TOTAL | 440 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO V | 44 |
| DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
| LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 |
| EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | 60 |
| TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA | 60 |
| FÍSICA III | 60 |
| CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II | 60 |
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II | 100 |
| TOTAL | 460 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VI | 45 |
| DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
| EQUAÇÕES DIFERENCIAIS | 60 |
| ELETIVA I – FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 60 |
| TERMODINÂMICA | 60 |
| MECÂNICA GERAL | 60 |
| TERMODINÂMICA | 60 |
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 60 |
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III | 100 |
| TOTAL | 400 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VII | 45 |
| DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
| ELETROMAGNETISMO | 60 |
| ÓPTICA | 60 |
| FÍSICA MODERNA | 60 |
| ELETIVA II – ELETRÔNICA APLICADA | 60 |
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 60 |
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV | 100 |
| TOTAL | 400 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VIII | 45 |
| ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 100 |
© Todos os Direitos Reservados | Faveni
Agência Hebrom Desenvolvimentos
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo.