O Licenciado em Matemática deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Matemática, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Matemática e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação fundamental e média.
Os licenciados em Matemática deverão ser detentores de uma ampla e sólida formação básica em Matemática e uma adequada fundamentação técnico-científica que propiciem o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento de natureza específica e também pedagógica. Deverão também se pautar nos avanços tecnológicos científicos e tecnológicos e nas necessidades sociais para responsabilizar-se como educador nos vários contextos da sua atuação profissional, tendo em vista a formação de cidadãos.Saiba Mais…
O Curso de Licenciatura em Matemática visa a “formação de um educador capacitado a desenvolver, de forma pedagogicamente consistente, o ensino e aprendizagem da Matemática e Suas Tecnologias, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes”. Além disso, o curso de licenciatura em Matemática do UNIFAVENI visa formar profissionais capazes de atuar na educação básica nos processos de ensino e aprendizagem do conhecimento teórico e prático da matemática, preparando-os para o exercício crítico e competente da docência, pautado em valores e princípios éticos, estimulando-os à pesquisa e à busca incessante do auto aperfeiçoamento, de modo a contribuir com a transformação da Educação Básica e como desenvolvimento do cidadão e da sociedade brasileira.
Diante o exposto, o objetivo geral do Curso de Licenciatura em Matemática é formar profissionais com conhecimentos e práticas para atuar na Educação Básica, exercendo a docência no Ensino Fundamental II, Ensino Médio ou Ensino Médio Profissionalizante, desenvolvendo o papel de educador matemático, conforme estabelece o Parecer CNE/CES 1302/2001, homologado pela Resolução CNE/CES 03, 18 de fevereiro de 2003, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Matemática. Além disso, o profissional Licenciado em Matemática estará habilitado a frequentar Cursos de Pós-Graduação em diversas áreas de pesquisa em Matemática, Ensino de Matemática e Interdisciplinar.
| DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
|---|---|
| TECNOLOGIA EDUCACIONAL E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EAD | 60 |
| DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO | 60 |
| ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 60 |
| LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 60 |
| METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 60 |
| PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ESPAÇOS NÃO ESCOLARES | 100 |
| TOTAL | 400 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
| DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
|---|---|
| HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
| FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
| SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
| DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE | 60 |
| POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO | 60 |
| PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO ESCOLAR | 100 |
| TOTAL | 400 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
| DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
|---|---|
| PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM | 60 |
| LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 |
| EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | 60 |
| INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA | 60 |
| GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL | 60 |
| PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM | 100 |
| TOTAL | 400 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
| DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
|---|---|
| EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 60 |
| TEORIA E PRÁTICA DO CURRÍCULO | 60 |
| METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | 60 |
| PRÉ-CÁLCULO | 60 |
| DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA DESCRITIVA | 60 |
| PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ENSINO DE MATEMÁTICA | 100 |
| TOTAL | 400 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
| DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
|---|---|
| BIOLOGIA GERAL | 60 |
| QUÍMICA GERAL | 60 |
| METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA | 60 |
| GEOMETRIA ANALÍTICA | 60 |
| CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I | 60 |
| ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ENSINO FUNDAMENTAL II | 100 |
| TOTAL | 400 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
| DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
|---|---|
| FÍSICA GERAL | 60 |
| HISTÓRIA DA MATEMÁTICA | 60 |
| ÁLGEBRA LINEAR | 60 |
| CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II | 60 |
| SUSTENTABILIDADE | 60 |
| ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ENSINO MÉDIO | 100 |
| TOTAL | 400 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
| DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
|---|---|
| PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 60 |
| EQUAÇÕES DIFERENCIAIS | 60 |
| INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO | 60 |
| FUNDAMENTOS DE ÁLGEBRA | 60 |
| MATEMÁTICA FINANCEIRA | 60 |
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) | 40 |
| ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: GESTÃO EDUCACIONAL | 100 |
| TOTAL | 440 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
| DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
|---|---|
| FUNDAMENTOS DE ANÁLISE | 60 |
| CÁLCULO NUMÉRICO | 60 |
| TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | 60 |
| ELETIVA | 60 |
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) | 60 |
| ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO IV: PRÁTICA DE ENSINO | 100 |
| TOTAL | 400 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
© Todos os Direitos Reservados | Faveni
Agência Hebrom Desenvolvimentos
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo.