Graduações

EDUCAÇÃO FÍSICA 

O Curso de Educação Física tem como público-alvo alunos que concluíram o Ensino Médio e com o interesse de atuar nesta área.

OBJETIVOS DO CURSO

a) Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;

b) Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões da motricidade humana e movimento humano, cultura do movimento corporal, atividades físicas, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas, da dança, visando à formação, à ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;

c) Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde;

d) Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada em todas as manifestações do esporte e considerar a relevância social, cultural e econômica do alto rendimento esportivo;

e) Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada no campo da cultura e do lazer;

f) Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição, de planejamento e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação não escolar, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;

g) Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas e/ou esportivas e/ou de cultura e de lazer;

h) Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos seus diversos campos de intervenção, exceto no magistério da Educação Básica;

i) Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins, mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional;

j) Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação, de forma a ampliar e diversificar as maneiras de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional.

 

MERCADO DE TRABALHO

O profissional Bacharel em Educação Física, poderá atuar nas seguintes áreas:

I – saúde: políticas e programas de saúde; atenção básica, secundária e terciária em saúde, saúde coletiva, Sistema Único de Saúde, dimensões e implicações biológica, psicológica, sociológica, cultural e pedagógica da saúde; integração ensino, serviço e comunidade; gestão em saúde; objetivos, conteúdos, métodos e avaliação de projetos e programas de Educação Física na saúde;

II – esporte: políticas e programas de esporte; treinamento esportivo; dimensões e implicações biológica, psicológica, sociológica, cultural e pedagógica do esporte; gestão do esporte; objetivos, conteúdos, métodos e avaliação de projetos e programas de esporte; e

III – cultura e lazer: políticas e programas de cultura e de lazer; gestão de cultura e de lazer; dimensões e implicações biológica, psicológica, sociológica, cultural e pedagógica do lazer; objetivos, conteúdos, métodos e avaliação de projetos e programas de Educação Física na cultura e no lazer.

 

Matriz curricular

1° Periodo
Lazer, Educação e Desenvolvimento Humano 60
Sociologia da Educação Física 60
Ética e Cidadania 60
Introdução à Educação Física 60
Organização de Eventos Esportivos e Recreativos 60
Atividade Teórico Prática: Educação Física e Sociedade 60
Introdução a Educação a Distância 60
TOTAL 420
2° Periodo
Sistemas da Informação 60
Comunicação e Expressão 60
Políticas Sociais e Ambientais 60
Matemática 60
Modelos de Gestão 60
Teoria e Prática Recreação e Lazer 60
Atividade Teórico Prática: Empreendedorismo 100
TOTAL 460
3° Periodo
Fisiologia Geral 60
Anatomia Geral 60
Patologia 60
Nutrição, Exercícios e Esporte 60
Saúde Pública 60
Atividade Teórica Prática: Integração da Saúde 60
TOTAL 360
4° Periodo
Educação Física Especial e Inclusão 60
Anatomia e Fisiologia do Aparelho Locomotor 60
Biomecânica e Cinesiologia 60
Técnicas e Procedimentos de Primeiros Socorros 60
Metodologia da Pesquisa Científica 60
Prática Pedagógica: Saúde Preventiva 60
TOTAL 360
5° Periodo
Metodologia do Ensino de Ginástica 60
Metodologia do Ensino de Atletismo 60
Metodologia do Ensino de Atividades Aquáticas 60
Metodologia do Ensino de Atividades Rítmicas e Danças 60
TOTAL 240
6° Periodo
Treinamentos Físicos e Práticas Esportivas 60
Metodologia do Ensino de Basquetebol 60
Metodologia do Ensino de Voleibol 60
Metodologia do Ensino de Handebol 60
Metodologia do Ensino de Futsal e Futebol 60
Estágio Curricular I 150
TOTAL 450
7° Periodo
Treinamento Personalizado e Musculação 60
Fisioterapia Desportiva 60
Medidas e Avaliação em Educação Física 60
Nutrição e Farmacologia 60
Práticas Corporais Alternativas 60
Estágio Curricular II 150
TOTAL 450
8° Periodo
Estágio Curricular III 400
Atividades Complementares 120
Trabalho de Conclusão de Curso 60
TOTAL 580

SUBTOTAL 3320
LIBRAS – ELETIVA 60
CARGA HORÁRIA TOTAL 3380
ATIVIDAE DE EXTENSÃO 340

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Sou a Ana Paula, orientadora Educacional da FAVENI (NOTA 5 MEC). Você tem interesse em Graduação, Pós-Graduação, ou uma Segunda licenciatura?