O Curso de Educação Física tem como público-alvo alunos que concluíram o Ensino Médio e com o interesse de atuar nesta área.
a) Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;
b) Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões da motricidade humana e movimento humano, cultura do movimento corporal, atividades físicas, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas, da dança, visando à formação, à ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;
c) Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde;
d) Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada em todas as manifestações do esporte e considerar a relevância social, cultural e econômica do alto rendimento esportivo;
e) Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada no campo da cultura e do lazer;
f) Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição, de planejamento e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação não escolar, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;
g) Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas e/ou esportivas e/ou de cultura e de lazer;
h) Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos seus diversos campos de intervenção, exceto no magistério da Educação Básica;
i) Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins, mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional;
j) Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação, de forma a ampliar e diversificar as maneiras de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional.
O profissional Bacharel em Educação Física, poderá atuar nas seguintes áreas:
I – saúde: políticas e programas de saúde; atenção básica, secundária e terciária em saúde, saúde coletiva, Sistema Único de Saúde, dimensões e implicações biológica, psicológica, sociológica, cultural e pedagógica da saúde; integração ensino, serviço e comunidade; gestão em saúde; objetivos, conteúdos, métodos e avaliação de projetos e programas de Educação Física na saúde;
II – esporte: políticas e programas de esporte; treinamento esportivo; dimensões e implicações biológica, psicológica, sociológica, cultural e pedagógica do esporte; gestão do esporte; objetivos, conteúdos, métodos e avaliação de projetos e programas de esporte; e
III – cultura e lazer: políticas e programas de cultura e de lazer; gestão de cultura e de lazer; dimensões e implicações biológica, psicológica, sociológica, cultural e pedagógica do lazer; objetivos, conteúdos, métodos e avaliação de projetos e programas de Educação Física na cultura e no lazer.
Lazer, Educação e Desenvolvimento Humano | 60 |
Sociologia da Educação Física | 60 |
Ética e Cidadania | 60 |
Introdução à Educação Física | 60 |
Organização de Eventos Esportivos e Recreativos | 60 |
Atividade Teórico Prática: Educação Física e Sociedade | 60 |
Introdução a Educação a Distância | 60 |
TOTAL | 420 |
Sistemas da Informação | 60 |
Comunicação e Expressão | 60 |
Políticas Sociais e Ambientais | 60 |
Matemática | 60 |
Modelos de Gestão | 60 |
Teoria e Prática Recreação e Lazer | 60 |
Atividade Teórico Prática: Empreendedorismo | 100 |
TOTAL | 460 |
Fisiologia Geral | 60 |
Anatomia Geral | 60 |
Patologia | 60 |
Nutrição, Exercícios e Esporte | 60 |
Saúde Pública | 60 |
Atividade Teórica Prática: Integração da Saúde | 60 |
TOTAL | 360 |
Educação Física Especial e Inclusão | 60 |
Anatomia e Fisiologia do Aparelho Locomotor | 60 |
Biomecânica e Cinesiologia | 60 |
Técnicas e Procedimentos de Primeiros Socorros | 60 |
Metodologia da Pesquisa Científica | 60 |
Prática Pedagógica: Saúde Preventiva | 60 |
TOTAL | 360 |
Metodologia do Ensino de Ginástica | 60 |
Metodologia do Ensino de Atletismo | 60 |
Metodologia do Ensino de Atividades Aquáticas | 60 |
Metodologia do Ensino de Atividades Rítmicas e Danças | 60 |
TOTAL | 240 |
Treinamentos Físicos e Práticas Esportivas | 60 |
Metodologia do Ensino de Basquetebol | 60 |
Metodologia do Ensino de Voleibol | 60 |
Metodologia do Ensino de Handebol | 60 |
Metodologia do Ensino de Futsal e Futebol | 60 |
Estágio Curricular I | 150 |
TOTAL | 450 |
Treinamento Personalizado e Musculação | 60 |
Fisioterapia Desportiva | 60 |
Medidas e Avaliação em Educação Física | 60 |
Nutrição e Farmacologia | 60 |
Práticas Corporais Alternativas | 60 |
Estágio Curricular II | 150 |
TOTAL | 450 |
Estágio Curricular III | 400 |
Atividades Complementares | 120 |
Trabalho de Conclusão de Curso | 60 |
TOTAL | 580 |
SUBTOTAL | 3320 |
LIBRAS – ELETIVA | 60 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 3380 |
ATIVIDAE DE EXTENSÃO | 340 |
© Todos os Direitos Reservados | Faveni
Agência Hebrom Desenvolvimentos
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo.